A posse dos prefeitos ocorrido em 1° de Janeiro de 2021 sempre é um momento importante em todo o Brasil.
A cidade de Campo Verde/MT, localizada a 137 km de Cuiabá/MT, aprovou a criação de uma NOVA pasta: a SECRETARIA MUNICIPAL INTEGRADA DE APOIO E SEGURANÇA PÚBLICA, iniciada pelo Projeto de Lei n° 018/2021.
A primeira ocupante da pasta, senhora VIVIANE BERNARDINO FERREIRA, que é Escrivã de Polícia Civil do Estado do Mato Grosso, tem o total apoio do prefeito de Campo Verde, ALEXANDRE LOPES.

O ASSERTIVONEWS teve um encontro com a Secretária e pudemos ter uma conversa agradável sobre tudo o que se deve esperar da nova pasta na atual gestão da prefeitura de Campo Verde/MT.
ASSERTIVONEWS – Boa tarde, senhora VIVIANE BERNARDINO FERREIRA, 1ª ocupante da Secretaria Municipal Integrada de Apoio e Segurança Pública da Cidade de Campo Verde.
VIVIANE BERNARDINO FERREIRA – Boa tarde! Fico muito feliz por estar recebendo vocês e pela oportunidade.
1 – Senhora Viviane, a senhora é uma POLICIAL CIVIL, na função de Escrivã. O que a senhora credita a sua indicação para o cargo de Secretária Municipal Integrada de Apoio e Segurança Pública da cidade de Campo Verde ?
VIVIANE BERNARDINO FERREIRA – Sim, Escrivã de carreira há quase 10 anos, atualmente Classe C4. Creio que esta indicação ao cargo seja reflexo do trabalho realizado ao longo de 8 (oito) anos na Delegacia de Campo Verde, onde era responsável pelo Cartório de crimes contra a vida e organização das Operações. Pude exercer todas as frentes de um trabalho policial investigativo, mostrando que um Escrivão não é mero digitador, mas sim um analista de procedimentos, contribuindo ao final pela conclusão de inquéritos indicando autoria e materialidade e o mais importante, prendendo criminosos e ajudando a população.
2 – A senhora, na sua posse, recebeu apoio da Polícia Militar. O que eles desejaram à senhora?
VIVIANE BERNARDINO FERREIRA – Sim. Fui parabenizada pelo comando e toda tropa da 8° CIPM (COMPANHIA INDEPENDENTE DA POLÍCIA MILITAR), além de poder contar com apoio deles para as ações de segurança local.
3 – Alguma outra Polícia desejou à senhora alguma palavra de apoio, ou préstimos ?
VIVIANE BERNARDINO FERREIRA – No Geral, os Delegados de Polícia e em especial os que foram meus chefes, parabenizaram-me e dispuseram-se a colaborar. Além disso, a Direção Geral da PJC viu com louvor a nomeação de um membro da polícia civil para exercer o cargo voltado para a segurança pública em âmbito municipal, tanto é que autorizaram minha Cessão temporária para o exercício do cargo.
4 – Quais são os seus PROJETOS para a PASTA que a senhora exerce atualmente ?
VIVIANE BERNARDINO FERREIRA – São muitos. Temos obras de grande porte a serem viabilizadas, inclusive a construção de um novo prédio para a Delegacia de Polícia Civil de Campo Verde. Modernização e ampliação do sistema de monitoramento local, ampliação da jornada voluntária dos policiais em dias de folga, patrulhamento na zona rural pago pela Secretaria. Assistência às Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros local, mutirões da cidadania para confecção de documentos de identidade. Implantação de uma escola cívico-militar. Programas de prevenção e combate ao uso de drogas em parceria com Conselhos Municipais e ainda medidas de melhoria do trânsito cujo departamento integra a secretaria.
5 – A senhora recebeu promessa de apoio da Secretaria de Segurança para o que precisar ?
VIVIANE BERNARDINO FERREIRA – Sim, tanto da SESP quanto da Diretoria da PJC.
6 – Qual tipo de violência que mais preocupa em CAMPO VERDE?
VIVIANE BERNARDINO FERREIRA – Enfrentamos um momento preocupante no tocante aos crimes contra o patrimônio, em especial roubos e o tráfico de drogas.
7 – O orçamento para a sua pasta é considerável? A sua pasta é mais política, isto é, é uma pasta que terá que saber conversar com os responsáveis pela Segurança Pública no Estado do MT para se ter o apoio necessário constante ?
VIVIANE BERNARDINO FERREIRA – O orçamento da pasta é reduzido devido ser uma secretaria recém-instituída e de fato o apoio do governo do Estado e as parcerias público-privadas são essenciais para que possamos pôr em prática nossos projetos. O Prefeito de Campo Verde, Alexandre Lopes, tem a segurança pública como uma de suas prioridades, tanto que o município é um dos poucos no Estado de MT que criou a pasta. Já estamos trabalhando na PPA (PLANO PLURIANUAL), LDO (LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS) e LOA (LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL) e analisando as melhores formas de contemplar a segurança pública.
ASSERTIVONEWS – Secretária VIVIANE BERNARDINO FERREIRA, agradeço a oportunidade da entrevista e desejamos uma boa gestão para a senhora e para o prefeito ALEXANDRE LOPES.
VIVIANE BERNARDINO FERREIRA – Eu que agradeço pela oportunidade e desejo que possamos mais vezes utilizar este canal para divulgar o nosso trabalho. Fiquem com Deus.
A REDAÇÃO

É gratificante ver uma colega de profissão ter seu profissionalismo reconhecido, parabéns, que vc desenvolva um excelente trabalho.
Viviane, que Deus te dê muita força e sabedoria pra que você consiga realizar um belo trabalho. Parabéns!
Parabéns filha, pela nova etapa na sua vida. Profissionalismo e competência você tem!! Sei que fará um belo trabalho. Que Deus abençoe você!!
Viviane, minha grande amiga. Foi uma parceira convicta, corajosa, determinada e que muito apoiou a causa para a formação de uma pré-Chapa para o SINDEPOJUC, que acabou não vingando, devido a atos desleais ligados à atual Gestão e à atual Chapa ÚNICA da situação.
Desejo toda sorte de bençãos a você, Viviane. D’us está contigo!
Com certeza, o trabalho que a Viviane irá exercer à frente desta recém criada secretaria municipal será profícuo e de muito sucesso, graças a sua perseverança e tino para conquistas.
Espero que Deus, na sua infinita bondade, possa abençoar cada ação que a Viviane irá realizar. De resto, se ela tiver o apoio necessário por parte da administração municipal e da sociedade de Campo Verde, o sucesso do seu trabalho é questão de tempo.